PROPOSTA PEDAGÓGICA
EXPOSIÇÃO COM FOCO PEDAGÓGICO
O
conceito cívico de preservação de nossa memoria, seja ela material ou imaterial,
e a estrutura narrativa de um roteiro de conteúdo histórico, destacam-se como os
focos principais da intenção pedagógica e
educacional da exposição "Janela
das Águias".
Inspirada
na historia do Palácio das Águias, em conexão direta com o contexto natural e arquitetônico
da Barra do Rio Itapemirim, a exposição fotográfica está idealizada como uma ação de arte e cultura, dirigida ao setor de educação dos municípios de Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy.
A
exposição deve servir como um território estético para desenvolver atividades
extra-curriculares, pensadas pára atender a diferentes faixas etárias do
publico estudantil da região.
A
montagem da exposição estará estruturada como um espaço capaz de disponibilizar
e facilitar a apropriação do conhecimento de fatos, material humano e
bibliográfico, estruturas e demais acervos que compõem a trajetória histórico cultural
de Itapemirim/Marataízes, por meio de atividades sequenciais organizadas para
aula de historia. Neste sentido, a curadoria da exposição contempla a
elaboração de diferentes recursos didáticos pedagógicos, em um panorama
estético com suportes iconográficos, documentos históricos, objetos e instalações
físicas, visuais e sonoras, além da apresentação de peças audiovisuais de multimídia.
PÚBLICO ALVO
SEGMENTOS
estudantes
de instituições escolares da rede/sistema público de ensino municipal
estudantes
de instituições escolares da rede/sistema público de ensino estadual
estudantes
de instituições educacionais da rede privada
CLASSIFICAÇÃO PEDAGÓGICA
educação
básica: pré escola,
ensino
fundamental I e II
ensino
médio .
estudantes
do ensino superior de cursos que possuem em suagrade curricular a disciplina de
história , artes .
ESPECIFICAÇÕES QUANTITATIVAS PARA
ATENDIMENTO
FUNCIONAMENTO PARA ESCOLAS
de
segunda à sexta-feira
horários
matutino de 08:00 às 10:00 hrs
vespertino de 13:30 às 15:30 hrs
período
das atividades 2 horas
ATENDIMENTO
·
40 alunos diários
+ profissionais das escolas
o
20 alunos no
turno matutino
o
20 alunos no
turno vespertino
· Além dos
profissionais que acompanham cada grupo, as atividades da exposição contarão com
o suporte de 3 (três) monitores/guias, encarregados respectivamente, das apresentações
multimídia, da exposição e das atividades no entorno do Palácio.
· CONTRAPARTIDA
o lanche dos estudantes, bem o transporte será de responsabilidade da escola/
rede de ensino pública ou privada.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A
atividade extracurricular da exposição JANELA DAS ÁGUIAS propõe uma sequência
de ações pedagógicas, distribuídas em espaço/ tempo, visando a explanação de
fatos que formam o arquivo histórico
cultural que deu origem à formação de nosso atual contexto geográfico, populacional,
econômico, em suas dimensões históricas
e culturais.
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
1º MOMENTO
RECEPÇÃO / duração 5 minutos
Apresentação
aos alunos das normas a serem seguidas nas diferentes etapas da atividade extra
curricular, por meio de suporte gráfico exposto na entrada da exposição
Será
feita a distribuição de material ilustrativo com aspectos comportamentais adequados
à visitação da exposição.
procedimentos
de circulação
limitações
de manuseio dos acervos materiais
interação
com as instalações artisticas dinâmicas
prática
de silêncio
disciplina
individual e de conjunto.
2º MOMENTO
DINÂMICA ÁUDIO VISUAL / duração 30 minutos
Os
alunos serão encaminhados a sala de multimídia para a apresentação de conteúdos audiovisuais/didáticos. Antes da exibição de cada audiovisual sera feito pelo
monitor/guia um breve resumo do tema e do
conteúdo a serem exibidos.
Os
conteúdos audiovisuais poderão ser intercalados com a intereação dos alunos.
Neste sentido, serão produzidos audiovisuais com conteúdos diferenciados, de
acordo com as necessidades e características de cada segmento estudantil.
3º MOMENTO
EXPOSIÇÃO DE FOTOS E INSTALAÇÕES TEMÁTICAS / 20 minutos
Os
alunos serão organizados para o inicio da visita aos 4 ambientes que compõem a exposição.
Tal organização deverá ser feita sob a orientação de seus
professores/acompanhantes e dos monitores/guias do Palácio das Águias.
O
tempo previsto de permanência do grupo em cada ambiente ficará condicionado a
dinâmica estabelecida pelo professor responsável, Os monitores/guias farão sempre
uma pequena introdução dos temas abordados em cada ambiente, assim como da dinâmica
a ser seguida pelo grupo.
No
caso da instalação anexa a sala 3, e por
se tratar de uma instalação cenográfica, ela
deverá ser observada de fora do espaço.
4º MOMENTO
EXCURSÃO AO ENTORNO DO PALÁCIO / 30 minutos
Depois
de terminada a visita à exposição, os alunos serão organizados pelos professores/acompanhantes
e pelos monitores/guias do Palácio das Águias para a atividade externa do
programa.
Um
roteiro de visitação sera previamente acordado entre os monitores/guias os
professores/acompanhantes. No roteiro haverá uma previsão de permanência em
cada ponto de visita, assim como as normas de circulação e segurança do grupo
no ambiente exterior.
Localizações
Igreja
de Nossa Senhora dos Navegantes.
Vista
do Porto da Barra e de seus entorno natural
Ruinas
do Trapiche
Arquitetura
externa do Palácio das Águias
Em
cada ponto será feita uma breve introdução de conteudo pelo monitor/guia da
exposição. Em seguida os professores farão a apresentação com relatos verbais,
permitindo a interação dos alunos por meio de questionamentos.
5º MOMENTO
ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO / 20
minutos
Retorno
ao salão da Biblioteca Municpal do Palácio das Águias para a sistematização do
conteúdo, por meio de atividades criativas, de acordo com a faixa etária e
modalidade de ensino.
Esta
produção será um relato dos sentimentos/reações provocadas pela atividade.
PRÉ
ESCOLA – PRODUÇÃO DE DESENHO COM GRAFITE ;
FUNDAMENTAL
I- DESENHO COM GIZ DE CERA;
FUNDAMENTAL
II- PRODUÇÃO DE TEXTO DISERTATIVO OU NARRATIVO;
ENSINO
MÉDIO: PRODUÇÃO DE TEXTO DE DIFERENTES GÊNEROS .
O
material produzido será recolhido, para apreciação de comissão visando fazer um
concurso.
6º MOMENTO
AVALIAÇÃO / 05 minutos
Dinâmica
por meio de preenchimento de questionário previamente preparado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário