conteúdo iconográfico










A realização da exposição "Janela das Águias" apresentará ao publico um acervo de fotos e suportes fotográficos que pretendem ilustrar a historia e a vida do Palácio das Águias. Cravado no centro da esplanada do atual Porto da Barra de Marataízes, o edifício é símbolo da prosperidade e  riqueza que dominaram a região durante décadas. 



Todo o material da exposição está pensado para estabelecer uma conexão vibrante entre o requintado ambiente interior do Palácio, e um mundo popular efervescente, vivenciado pelo "homem comum"  no espaço exterior. Na vida interna do Palácio, identificamos um universo de caráter familiar, decorativo e cerimonial,  que traduz costumes e comportamentos que marcaram a transição da segunda metade do século XIX para as primeiras décadas do século XX.  É a partir de uma associação dessa crônica visual com a vida que predomina no entorno do Palácio, que pretendemos facilitar a compreensão das conexões sociais, culturais e econômicas que existiam entre o Palácio das Águias e o estuário do Rio Itapemirim, o prédio do Trapiche, a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes e a estrada de ferro. Tais conexões, hoje reinterpretadas com a ajuda de diferentes suportes visuais,  dimensionarão o caráter didático da exposição, evidenciando aspectos que poderão ser retrabalhados posteriormente com o publico que visite a exposição.  


No contexto da produção audiovisual da exposição, será elaborado uma apresentação de datashow com exibição em sala escura, com a finalidade de servir  de suporte pedagógico para os grupos escolares que visitem o Palácio das Águias.  A ideia do audiovisual é a de organizar, através de um roteiro cronológico, uma síntese de conteúdos didáticos que estimulem e facilitem a compreensão do conteúdo global da exposição. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao idealizar a exposição  "Janela das Águias "  pensamos, sobretudo, na necessidade de recuperar e estabelecer vínculos c...